Shampoo sem sal.


Shampoo sem sal.
Shampoo sem sal.

Oi gente! Tão boas? Já não era sem tempo para falar sobre isso, afinal quem aqui vai dizer (só as mais jovenzinhas, que não...rsrs) que há uns 15 anos atrás não usava tudo que é shampoo e quem dera saber ou entender o que tinha eles! Quando saía algum lançamento já íamos correndo comprar, que eu me lembre a Seda foi uma das primeiras a vir inovando, e depois de um vieram cem, daí era shampoo disso, daquilo, pra isso, e sem sal?? 

O que é shampoo sem sal?


Confesso que a primeira vez que ouvi falar disso foi na TV e daquela marca (?) , mas prefiro não coloca-la tanto por gostar como não fazer diferença na escolha da sua compra de shampoo, mas olha só gente, como a mídia é integrante em tudo que escolhemos, eles rezam, e o povo vai atrás que nem "peixinho", até então, você pensa: "e shampoo tem sal?" Eu nem sabia que tinha sal quanto mais usar os que não tinha...acha!? 

Vamos falar sério que sal é esse?


  O sal foi fácil descobrir, é o cloreto de sódio, o mais comentado como causador de todo estrago, agora sobre o assunto, tudo me parece meio evasivo, e ainda falam que é "mito", lenda, nenhum enigma não! É fato, ta acontecendo e não se tem duvidas quando se procura o shampoo caracterizado de "shampoo sem sal", até hoje, então nada foi muito explicado para virar mito, é certeza até para cabeleireiros!!! O que dirá para a gente...

  A questão toda é o cloreto de sódio (NaCl), ele age fazendo a espuma no seu cabelo, na hora da lavagem, se não tem essa substância talvez tenha outra que exerça essa mesma função, como o componente lauril sulfato de sódio que é um tensoativo. A diferença é nos shampoos para cabelos quimicamente tratados ou danificados que tem menor concentração de surfactantes.

  Detalhes a parte porque tem muito sal em muita coisa por ai, com nomes bem diferentes e que a gente só vai entender, pela mídia, não é? Quem se dispõe a pesquisar shampoos eternamente qualificado de "os melhores".

  Não sou química pra dizer qual é bom e qual não é, o assunto só gera polêmica quando é tratado como a mídia quer, uns shampoos com mais componentes e outros com menos, a diferença é na loja de cosméticos que já indicam os que de fato possuem menos ingredientes surfactantes, ou a midía joga tudo no seu colo, compre esse ou aquele e ponto final.

  Bjs